comunicação solidária

[as Tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas estratégicas indispensáveis no mundo atual. Sua atuação é transversal a todas as áreas de trabalho, conhecimento, arte, cultura e relacionamento. Seu domínio pode ser fundamental para a conquista da autonomia profissional e bem-estar social]

O Projeto Rio Geração Consciente/Curso de Comunicação Solidária é uma iniciativa da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário da Cidade do Rio de Janeiro (SEDES), com financiamento do Ministério da Justiça (Pronasci), que visa à capacitação técnica e formação humanística em Comunicação, de jovens a partir de 16 anos, de comunidades de favelas da cidade (Maré, Manguinhos, Cantagalo e Pavão-Pavãozinho). 

O Curso é uma iniciativa inovadora, pois, em 10 meses, com 600 horas de aulas, oficinas, palestras, entre outras atividades, pretende aproximar os campos da Comunicação e dos Direitos Humanos na perspectiva do desenvolvimento social destas comunidades. Em Manguinhos, o projeto será desenvolvido em parceria da SEDES com o Laboratório de Direitos Humanos - LabDHM da RedeCCAP.

As Tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas estratégicas indispensáveis no mundo atual. Sua atuação é transversal a todas as áreas de trabalho, conhecimento, arte, cultura e relacionamento. Seu domínio pode ser fundamental para a conquista da autonomia profissional e bem-estar social. Nós, do  Laboratório de Direitos Humanos de Manguinhos da RedeCCAP, no entanto, acreditamos que esta conquista só é possível em uma perspectiva ontocriativa1: ética, independente, crítica, artística e solidária.

Neste sentido, o Programa de Manguinhos do Curso de Comunicação Solidária terá como ênfase o desenvolvimento de Tecnologias Sociais de Informação e Comunicação para a Gestão de Projetos, Empreendimentos, Organizações e Redes Sociais, em uma perspectiva crítico-emancipatória, e a mobilização das redes sociais de Manguinhos, de favelas e grupos historicamente minorizados, para a promoção e garantia dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Sócio-Comunitário Eqüitativo e Solidário.

Leia o programa completo do curso em Manguinhos